10 pratos curiosos (e lendários) da China

10 pratos curiosos (e lendários) da China

este

 

Oi, pessoal! Que tal um pouco de história (ou lenda)? Hoje vamos viajar por alguns segredos que envolvem a tão famosa culinária chinesa. Você sabe como este país dominou o estômago do planeta? Conta a história que a China descobriu o mundo por volta de 1421, antes mesmo de Colombo ou os portugueses desbravarem novas terras. Foi em 8 de março, quando uma esquadra com navios gigantescos jamais vista zarpou do porto chinês em direção a novos rumos.

Segundo a lenda, cada barco teria mais de 150 metros de comprimento, construídos com madeiras de teça, escolhidas a dedo para manter a qualidade das embarcações.

As viagens foram ordenadas pelo Imperador da época Zhu DI, que pretendia recolher impostos dos bárbaros dos quatro cantos do planeta e enfrentar as terríveis águas do fim do mundo (os chineses acreditaram durante séculos que a terra é plana, com uma colossal cachoeira em sua extremidade).

Outra lenda a respeito da história diz que os barcos eram tão grandes porque levavam uma gigantesca quantidade de… alimentos! O fato é que a frota chinesa circundou o globo terrestre levando um pouco da sua cultura e culinária para o mundo todo.

Sendo ou não verídica, a história da China e o mundo tem um sabor único. Vejamos o macarrão, que muitos acreditam ter sido inventado na Itália, é bem provável que Marco Polo, um aventureiro do século XIII, tenha levado a massa da China para Roma em uma de suas expedições – apesar de seu livro oficial não citar qualquer referência sobre o alimento.

E a origem do yakisoba (um dos mais famosos pratos orientais) se confunde com a do macarrão. Mas, por hoje, vamos pular este prato e diversificar as curiosidades, afinal, nem só de yakisoba vive a culinária chinesa!

Cada prato chinês teve uma adaptação ao paladar local de cada país, inclusive no Brasil, bem como a variedade de sabores, aromas e cores. É muito comum misturar pratos doces com salgados, aromas picantes com agridoces ou pratos quentes e frios. A culinária do norte da China se caracteriza principalmente por massas e frituras, como talharins, pastéis, bolinhos e tempuras. A variedade do sul pode ser ainda maior.

Vamos conhecer alguns pratos curiosos da culinária chinesa?

 

1) Gua-Bao

gua-bao

É um pão chinês feito com massa fofa e branca recheado com carne de porco. Lembra uma tapioca em seu aspecto e forma, mas o gosto é bem semelhante à famosa guioza. Pode ser comido tanto frio como quente.

 

2) Pato à Pequim

pato-a-pequim

Você deve conhecer como “Pato Laqueado”. É um prato extremamente  antigo, que foi servido nas cortes imperiais da China e tinha  criações  de  patos  especialmente para a receita. Os temperos variam, e a carne de pato deve ser fatiada com muito cuidado.

 

3) Ovo de “mil anos”

ovo

Na preparação, o ovo de pato é enterrado e conservado em palha, sal, cal e recebe temperos que dão ao alimento uma textura peculiar. Este ovo pertence a uma tradição muito antiga e até hoje é consumido por lá.

 

4) Mapo Tofu

mapo-tofu

Adicione queijo de soja, molho de tomate com carne bovina moída, óleo, pimenta e brotos de alho e misture bem. O resultado é uma mistura de uma iguaria carnívora e ao mesmo tempo “vegana”.

 

5) Frango General Tso

frango-general-tso

Dizem que é mais popular fora da China do que no país em si. A receita teria surgido por acaso. A lenda diz que a receita foi inventada por Peng Changgui, um cozinheiro famoso de Hunan. Ao cozinhar um jantar para vários líderes, se viu em uma situação inusitada – só havia sobrado uma coxa de galinha na cozinha. Ele criou a receita daí, adicionando apenas o pouco que tinha com alguns molhos. O chef batizou o prato como Frango general Tso (da dinastia Qing), mas o próprio sequer teria experimentado o prato.

 

6) Zong Zi

zong-zi

O nome esquisito não tira o mérito e o sabor do prato, que consistem em um arroz especial tipo pastoso, o que facilita o uso dos hashis. Ele é cozido com folhas de cana, e leva temperos de soja, óleo, pimenta, óleo de amendoim e gengibre.

 

7) Tian Bu la

tian-bula

Feito com pasta de peixe moldado em vários formatos e possui textura macia. Também existe a variação “Tian Legumes”, que vai… Legumes!

 

8) Dan Dan Mian

dan-dan-mian

Típico da província de Sichuan, diz a lenda que foi criado por volta de 1841 por um vendedor chamado Chen Baobao, que carregava macarrões nos ombros presos a varas de pau e todos os dias chamava pela clientela nas ruas.

 

9) Niou Rou Mien

niou-rou-mien

Este veio da culinária de Taiwan. É uma sopa feita com carne de boi cozida na panela de pressão com macarrão. Acompanha bem com verduras chineses amargas.

 

10) Chop Suey

chop-suey

Por fim, um prato que consiste em pedaços de carne cozidos e recheados com legumes, que combinam muito com yakisoba e outros macarrões.

 

A cultura e a culinária chinesa podem ser mesmo surpreendentes. Recheadas de histórias e lendas, elas povoam sua mente e fazem bem ao estômago.

Gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando o Blog da Sakura, quinta-feira tem receita e na próxima terça, Dicas da Tati.

 

Boa semana!

周佳 (Zhōu jiā)

No Comments

Post A Comment